Objetivos
• Conhecer os paradigmas e as legislações relativas à fonoaudiologia escolar;
• Diferenciar as ações desempenhadas por um fonoaudiólogo escolar;
• Entender a partilha de responsabilidades entre fonoaudiólogo escolar, equipe escolar, família e estudante no âmbito educacional;
• Compreender a atuação fonoaudiológica, visando à inclusão escolar efetiva.
• Identificar o processo de avaliação institucional e intervenção
• Reconhecer a importância de uma Escola Promotora de Saúde
Conteúdo programático:
-Formação do Fonoaudiólogo Educacional
- Legislação da Fonoaudiologia Educacional
- Consultoria ou assessoria
- Atividades desempenhadas pelo fonoaudiólogo educacional junto à Educação
- Inclusão e Fonoaudiologia Institucional
- Avaliação Institucional
- Entrevista com a gestão
- Entrevista com professores
- Protocolo de observação em sala de aula
- Intervenção institucional
- Parceria equipe – devolutiva presencial e importância do relatório
- Partilha de responsabilidades
- Importância da relação entre saúde e educação
- Escola promotora de saúde