Fonoaudiálogo - Educação Continuada

LOGIN

Esqueceu sua senha?
11 2767-3437
11 97205-2006
 Voltar

Curso online - Intervenção Fonoaudiológica Integrada no TEA

Carga:  30 horas
Valor:  R$ 690,00
13, 20, 27 de Abril, 05, 11 e 18 de Maio de 2026, Das 19:00 as 22:00 horas (Horário de Brasília) - segunda-feira
Ministrante(s):
Ana Carolina Paiva Bento Gaz
Mariana Buncana Simões Kanaan de Almeida
Ao final do curso, o participante será capaz de:
• Reconhecer diferentes perfis comunicativos e cognitivos no TEA
• Planejar intervenções integradas em linguagem, PAC, CAA, leitura e escrita
• Aplicar estratégias discursivas, inferenciais e de manejo de ecolalias
• Elaborar e adaptar planos terapêuticos a contextos clínicos e escolares
• Analisar e discutir casos clínicos complexos com base em raciocínio fonoaudiológico integrado
• Trabalhar em parceria com escolas e famílias promovendo comunicação funcional e aprendizagem significativa
 
Programação:– Compreendendo o TEA e os Perfis Comunicativos
• Características clínicas e comunicativas no TEA; Perfis funcionais de comunicação: literalidade, ecolalia e rigidez cognitiva; Comorbidades frequentes: TDAH, TDL, dificuldades de processamento auditivo e funções executivas; Relação entre atenção, cognição social e linguagem; Aspectos pragmáticos e teoria da mente: base para a intervenção discursiva Introdução à avaliação fonoaudiológica integrada (linguagem, PAC, leitura e escrita); Organização dos atendimentos e papel da equipe interdisciplinar
- Intervenção em Linguagem Oral
• Intervenção em linguagem receptiva e expressiva;  Desenvolvimento narrativo, coerência, coesão e inferência; Compreensão de pronomes interrogativos e perguntas abertas; Ecolalias imediatas e tardias: manejo e transformação em linguagem funcional; Estímulo à flexibilidade comunicativa e reciprocidade social; Grupos de habilidades sociais coordenados por fonoaudiólogos: objetivos, estrutura e benefícios; Integração das estratégias de linguagem oral com apoio visual e rotinas estruturadas
– Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA)
• definição, mitos e benefícios da CAA; Critérios de indicação e níveis de suporte comunicativo; CAA no TEA verbal e não verbal; Ampliação morfossintática e organização de frases complexas; Etapas de implementação: avaliação, seleção de vocabulário, customização de pranchas; Input receptivo: modelagem e generalização; Estratégias de engajamento da família e escola; Integração da CAA a grupos e contextos de comunicação real
– PAC e Linguagem
• Conceitos essenciais de PAC e sua relevância no TEA; Relação entre PAC, atenção auditiva e compreensão oral; Impactos do PAC nas funções executivas e no aprendizado; Estratégias de treino auditivo: figura-fundo, memória, fechamento e localização sonora; Correlação entre PAC e linguagem oral, leitura e escrita; Adaptações ambientais e estratégias de apoio na escola e no lar
– Leitura, Escrita e Parceria Escola–Clínica
• Perfil de alfabetização no TEA e bases cognitivas envolvidas; Consciência fonológica e relação com PAC; Estratégias para compreensão e produção textual: coerência, coesão e inferência; Escrita funcional e expressiva com apoio visual e CAA; Parceria escola–fonoaudiólogo: elaboração e acompanhamento do PEI; Sugestões de adaptações pedagógicas e avaliativas; Planejamento terapêutico global: integração entre linguagem, PAC, leitura e escrita;
– Estudos de Caso e Integração Clínica
• Apresentação de diferentes perfis clínicos (não verbal, verbal com TDL associado, TEA com dificuldades de leitura e escrita, TEA com comprometimento auditivo, etc.); Discussão dos achados avaliativos e formulação de hipóteses diagnósticas; Definição de objetivos terapêuticos e escolha de estratégias adequadas; Integração dos pilares: linguagem oral, CAA, PAC e leitura/escrita; Acompanhamento interdisciplinar: comunicação com escola e família; Planejamento terapêutico global e acompanhamento longitudinal
 
Adicionar ao carrinho